ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL

PREPARANDO A LANCHEIRA

A lancheira exige cuidados especiais em sua preparação. Devem ser levados em conta, por exemplo, no horário do lanche, os alimentos adequados à nutrição e  fáceis de ingerir e, principalmente, as necessidades reais do dono da lancheira. O lanche deve ser balanceado, para não comprometer o apetite nas demais refeições.

Para o lanche, tanto o da manhã quanto o da tarde, queijo, leite, que contém proteína e bolachas do tipo cream cracker ou torradas e pães de forma, sovado, de  leite, em porções moderadas que contêm carboidratos. Uma fruta na lancheira é o ideal, não só para o lanche da manhã, mas também para o lanche da tarde. Frutas de tamanho médio, para que a criança coma tudo, são as mais indicadas. Entre elas estão: banana, maçã, pêra, ameixa,  uva, morango, mexerica, kiwi. Quando cortados, mamão e melão perdem um pouco de vitamina C; fechados em embalagens plásticas, a perda é menor e fica mais fácil levá-los à escola. No calor, os frios e embutidos devem ser evitados porque deterioram   facilmente. Quanto ao iogurte e achocolatados, o consumo deve ser moderado. Eles também são nutritivos - esse é o lado bom - mas possuem aditivos químicos para a conservação - esse é o lado ruim.

ALMOÇO NO COLÉGIO

O Colégio dispõe de um serviço de alimentação equilibrada e rica em vitaminas, proteínas e carboidratos, contendo cereais, verduras frescas, legumes, leguminosas, ovos de galinha, laticínios, carne de boi, peixe, frango e frutas.

A comida é preparada de forma caseira, com qualidade e um toque de carinho por parte da cozinheira. O cardápio é bastante variado.

Obs.: O cardápio pode ser alterado sem aviso prévio.

CANTINA

O Colégio não possui vinculo nenhum com a cantina, mas as exigências feitas aos proprietários são:

- Não vender doces, salgadinhos, chicletes e não estimular o consumo de refrigerantes e sim de sucos naturais;

- Tudo que constar na dica de lanches do Colégio estará disponível para consumo na cantina;

- Facilitar o trabalho dos pais que não dispõem de tempo para preparar a lancheira de seu(sua) filho(a);

- Os pedidos deverão ser feitos via agenda e o pagamento em envelope lacrado anexado à mesma.

"A comida do nosso colégio é preparada de forma caseira, com qualidade e um toque de carinho por parte da cozinheira. O cardápio é bastante variado."

LANCHES

O lanche escolar representa 200 refeições durante um ano letivo, por isso deve ser preparado como as outras refeições do dia, sendo nutritivo da mesma forma. Cada lanche deve trazer ao menos uma porção de um dos três grupos fundamentais de alimentos, que são os energéticos, construtores e reguladores.
No primeiro, estão cereais, carboidratos e gorduras. Entre os construtores, estão as proteínas, como o leite e seus derivados, as carnes e as leguminosas (grão de bico, feijão...). Por último, estão os alimentos ricos em vitaminas e minerais, como as frutas, as verduras e os legumes. Varie as preparações e combinações, incentive o seu filho a participar desse momento, com as preparações e o que ele gosta de comer.

SUGESTÃO DE LANCHES

Sanduíches de pão integral ou Tapioca com pastinha de ricota temperada, patê caseiro feito com queijo cottage + frango desfiado e temperinhos. Bolos caseiros são boas opções, você pode congelar em porções individuais e congelar. Alterne com iogurtes naturais e frutas (que você pode bater e fazer um iogurte caseiro de morango, por exemplo). Em relação às frutas, as melhores opções são as que podem ser consumidas com casca ou quando podem ser retiradas com facilidade (como maçã, banana, pêra, pêssego, ameixa, goiaba, uva, mexerica).

AGENDE SUA VISITA

Nossos alunos são preparados para fazer a diferença e serem protagonistas da própria história. Somos REFERÊNCIA em EDUCAÇÃO há mais de 41 anos, estamos em constante evolução e conectados com os novos tempos.